terça-feira, 8 de março de 2016

8 de Março: Dia Internacional da Mulher - Desmistificando (Post Inaugural!)

Oi!
Meu nome é Thais, e este é meu post inaugural!
Decidi hoje (8 de Março de 2016) que queria escrever sobre algumas coisas e compartilhar por aí...
E em função da data, nada mais apropriado do que escrever sobre o tema MULHER.
.
.
.
O universo feminino é rodeado de mitos tão primitivos que nem parecem verdade, mas são!
Abaixo, cito dois que ainda estão bem vivos por aí.

MITO 1: Mulher Maravilha!

Definitivamente, não somos mulheres maravilhas!
Frequentemente, principalmente no dia de hoje, nós mulheres nos deparamos com mensagens nos enaltecendo e homenageando pela árdua façanha de conciliarmos SOZINHAS: trabalho, estudo, rotina doméstica, cuidados com os filhos e, de quebra, nos mantendo lindas, magras, bem vestidas e maquiadas!
Vamos desmistificar umas coisinhas por aqui?
Primeiro – A descrição citada acima, está muito mais pra personagem de novela da Globo do que pra vida real! Vocês têm noção do quanto esta falsa imagem da mulher que dá conta de tudo (do alto do seu salto 15!) pode ser motivo de frustração para a grande maioria que, em situações estremas, mal consegue dar conta de coisas básicas como escovar os dentes, tomar banho e arrumar os cabelos?
Segundo – Este mito da “mulher heroína” só reforça o pensamento de que não precisamos de apoio, companheirismo, e de compartilhamento das responsabilidades, quando na verdade estamos sedentas por isto! É verdade que são muitos os exemplos das mulheres que “dão um jeito” pra tudo, mas muito provavelmente isto não se dá por desejo, e sim por necessidade! E isto lhes custa sanidade psicológica, bem estar físico, auto estima, entre tantas outras coisas.

MITO 2: Eternas Rivais!

Consciente ou inconscientemente, crescemos acreditando que devemos competir umas às outras. Em tudo, e o tempo todo!
Estamos sempre competindo pela atenção de alguém: dos nossos pais, nossos professores(as), nossos amigos(as), nossos chefes, nossos namorados/maridos... E por motivos igualmente diversos: vaidade, afirmação, aceitação, ascensão profissional...
O que nós esquecemos, ou demoramos um pouco para nos dar conta, é que, de uma forma geral, estamos todas no mesmo barco! A grande maioria de nós compartilha de histórias muito semelhantes: assédios, relacionamentos abusivos, sobrecarga de atividades, desvalorização profissional, etc.
Minha mãe sempre diz que "Homem é raça unida, já as mulheres...".
Já não está mais do que na hora de mudar isso?
A grande palavra aqui (e em TUDO na vida) é EMPATIA!
Sempre que rolar aquela vontade incontrolável de competir ou julgar uma de nós, vamos, por 30 segundos, inverter o jogo, nos colocando no lugar da mulher em questão, nos enxergando naquela posição. É muito provável que nossa ação a seguir mude de direção.

Por hoje é isso!
Que nós mulheres possamos continuar lutando nossas batalhas juntas, unidas! E que os próximos '8 de março' tenham a cada ano mais motivos de comemoração!


Obs.: Não sou e nem tenho a intenção de ser dona da verdade! Muito do que eu escrevi aqui ainda está sendo desconstruído e reconstruído de formas diferentes em mim, aos poucos, como em uma desintoxicação, só que psicológica. Então, relaxa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário